Artigos

MÊS MUNDIAL DE ALZHEIMER: STOPIDADISMO PROMOVE, EM SETEMBRO, AÇÕES DE CONSCIENCIALIZAÇÃO

Integrado por organizações iberoamericanas, o movimento #StopIdadismo associa-se às iniciativas relacionadas com o Mês Mundial de Alzheimer, organizadas pelo Centro Apoio Alzheimer Viseu (Obras Sociais Viseu) e Município de Viseu, e promoverá ações de consciencialização sobre a data. A partir de 01 de setembro, divulgará no seu site (https://stopidadismo.pt/sinais-de-alerta/) 10 sinais de alerta para a manifestação da doença, com o objetivo de ajudar o público a conhecer melhor e a identificar a demência.

“Quanto mais souber sobre a doença, munindo-se de informação, conselhos e apoio, mais apta a pessoa estará para se preparar e se adaptar. Conhecimento é poder”, afirma Jose Carreira, coordenador do #StopIdadismo em Portugal.

Todos os anos, em setembro, as associações de Alzheimer e outras demências, bem como profissionais envolvidos no tratamento, cuidados e apoio às pessoas com demência, unem forças em todo o mundo para organizar eventos de sensibilização e informação para combate ao estigma, bem como passeios da memória e dias de angariação de fundos. Em 2021, o tema escolhido para a campanha é “Conhecer a demência, Conhecer a Doença de Alzheimer”.

“Receber um diagnóstico atempado e correto de demência permitir-lhe-á aceder a informação, recursos e apoios para si e para os seus entes queridos; desmistificar e desestigmatizar a sua doença; maximizar a sua qualidade de vida; e conhecer as terapias farmacológicas e não farmacológicas disponíveis que podem aliviar os sintomas e melhorar a cognição. Tudo isto pode ajudá-lo a planear o futuro e explicar à sua família, amigos e colegas o que mudou na sua vida e o podem ajudar”, explica Carreira.

 

Múltiplas atividades

No âmbito do protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e as Obras Sociais de Viseu, serão realizadas múltiplas atividades, durante o mês de setembro, organizadas e coordenadas pelo Centro Apoio Alzheimer Viseu, Cultura – Quinta da Cruz – e Ação Social.

Os promotores organizaram um programa que conta com 30 atividades, das quais se salienta, pela intervenção artística, a exposição “Alzheimer e outras demências: Sinais de Alerta”, que poderá ser visitada, na Quinta da Cruz, de 3 a 30 de setembro.

Destaca-se também a intervenção no espaço público – iluminação no Largo da Santa Cristina e Casa Amarela – como estratégia de, simbolicamente, chamar a atenção para, como indicou a OMS, uma prioridade social e de saúde, uma epidemia silenciosa.

Poderá conhecer toda a programação nos sites do Município de Viseu e das Obras Sociais de Viseu composta por conferências, apresentações de livros, oficinas de escrita criativa e cerâmica, inauguração da sala de snoezelen, passeio sensoriais, entre outras.

 

Setembro é o Mês Mundial de Alzheimer! Compartilhe com as hashtags #MesMundialAlzheimer e #WorldAlzMonth

 

O que é demência

A Demência é um termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que afetam a memória, o pensamento, a personalidade e as emoções. A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demência, afetando até 90% das pessoas com demência. Os sintomas podem incluir: Perda de memória; Dificuldade em encontrar as palavras certas ou em compreender o que as pessoas estão a dizer; Dificuldade em executar tarefas rotineiras; Alterações da personalidade e mudanças de humor (…)

A demência não conhece fronteiras sociais, económicas ou geográficas. A demência será vivida de forma diferente por cada indivíduo, mas as pessoas afetadas tornar-se-ão gradualmente incapazes de cuidar de si próprias e necessitarão de ajuda nas tarefas essencial da vida quotidiana. Atualmente não existe cura para a maioria dos tipos de demência, há alguns tratamentos ainda que limitados, o que enfatiza a importância dos cuidados, informação, aconselhamento e apoio.

 

 

Sobre o #StopIdadismo

Integrado por diversas organizações iberoamericanas, o movimento #StopIdadismo foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo.

A mobilização emergiu após a publicação pela Organização Mundial da Saúde e outras agências das Nações Unidas, no dia 18 de março, do “Relatório Global sobre Preconceito de Idade”. O documento revelou que uma em duas pessoas no planeta discrimina idosos, com atitudes que agravam a sua saúde física e mental e reduzem a sua qualidade de vida. As Nações Unidas alertam no documento que esse comportamento foi agravado na pandemia de Covid-19, na medida em que pessoas mais jovens e idosas foram estereotipadas no discurso público e nas redes sociais.

O objetivo central do movimento #StopIdadismo é produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de enfrentamento ao idadismo. Nesse sentido, vem promovendo uma série de campanhas de conscientização sobre o problema.

 

Mais informações sobre o #StopIdadismo e sobre como participar de suas campanhas estão no site do movimento. Acesse: www.stopidadismo.pt

 

 

552 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail