Artigos

STOPIDADISMO E JORNAL DO CENTRO LANÇAM CALENDÁRIO EDUCATIVO PARA ORIENTAR CRIANÇAS SOBRE O PRECONCEITO ETÁRIO

Um calendário criativo, para sensibilizar crianças nas escolas sobre a importância do combate ao preconceito etário, acaba de ser lançado pelo Movimento StopIdadismo em parceria com o Jornal do Centro, órgão de comunicação social da região de Viseu, em Portugal.

O “Calendário 8 e 80” para o ano 2022 busca promover, por meio de uma linguagem simples e desenhos exclusivos, adequados à idade dos estudantes, as práticas da educação para a não discriminação, já objeto de trabalho em muitas escolas.

“Sabemos o quanto as crianças são multiplicadoras das boas práticas. As atitudes importantes que aprendem na escola são depois transmitidas aos familiares, aos amigos e alcançam toda a sociedade. Acreditamos que o calendário contribuirá para ensiná-las sobre como podem ajudar a reduzir os preconceitos e a marginalização das pessoas devido à idade”, afirma Jose Carreira, coordenador do StopIdadismo em Portugal.

De acordo com ele, a criação e a produção do calendário foram possíveis graças ao apoio do Jornal do Centro, veículo de comunicação que exerce importante papel na divulgação da região e está sempre associado a causas orientadas para o bem comum.

“O calendário é uma ferramenta em linha com as estratégias definidas pela Organização Mundial da Saúde para o combate ao idadismo, que compreende a realização de atividades educativas e intervenções intergeracionais, entre outras”, destaca o coordenador.

Por ocasião do lançamento da publicação, representantes do movimento entregaram exemplares do calendário à Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Doutora Rosa Monteiro, ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa e ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

 

Associação StopIdadismo

No encontro, foi anunciado em primeira mão o início do processo de criação da Associação StopIdadismo, que permitirá robustecer as ações desenvolvidas pelo movimento desde abril de 2021.

A Associação já trabalha com os seus parceiros ibero-americanos na criação de uma ferramenta para fomentar boas práticas no combate ao idadismo nas entidades públicas e privadas, com o objetivo de construir um #MundoParaTodasAsIdades / #AWorld4AllAges.

Integrado por diversas organizações iberoamericanas, o movimento StopIdadismo foi criado como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo.

O objetivo central do movimento é produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de enfrentamento ao idadismo. Nesse sentido, vem promovendo uma série de campanhas de conscientização sobre o problema.

Mais informações sobre o StopIdadismo e sobre como participar de suas campanhas estão no site do movimento. Acesse: www.stopidadismo.pt

 

 

926 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail