PODCAST “O ASSUNTO”
ETARISMO COMO ELE VELA A OUTRAS VIOLÊNCAS
Os ataques preconceituosos à estudante de 45 anos Patrícia Linhares, destilados por três colegas de sala mais jovens em uma universidade particular de Bauru, geraram revolta e levantaram debates sobre a discriminação contra pessoas mais velhas – um comportamento que se encaixa na definição do termo “etarismo”.
Etarismo ou idadismo é a discriminação e preconceito relacionados à idade de uma pessoa, seja ela mais velha ou mais nova.
É o que explica a assistente social Naira Dutra Lemos em entrevista a Natuza Nery. Para ela, trata-se de um fenômeno que pode acontecer em qualquer fase da vida porque “é a primeira coisa que a gente identifica em uma pessoa”.
Os mais velhos, no entanto, estão mais sujeitos à discriminação etária por associações a estereótipos de atraso que acabam fomentando uma sociedade mais tolerante à violência contra idosos.
“Se eu acho que o velho é frágil, que o velho é ignorante que não acompanha uma entrevista na internet ou que não sabe usar o Google… Fatalmente eu agredir ele é muito mais ‘fácil'”, exemplifica.” Esse preconceito que vem sendo criado vai combinar lá na frente com a violência.”
Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Eto Osclighter e Nayara Fernandes. Apresentação: Natuza Nery
FONTE: https://g1.globo.com/