Artigos

O que te deu para fazeres isso agora?

REFLEXÃO – IDADISMO
Estou mais perto dos 40 do que dos 20 (nada posso fazer em relação a isso), no entanto, nunca me senti tão bem!
Recentemente, e não por impulso, decidi concretizar um desejo antigo, fazer um piercing no nariz. Ora bem, se por um lado era o que eu realmente queria, por outro sabia que iria ser alvo de comentários, o que me levou a pensar muito sobre o assunto, principalmente porque trabalho diretamente com o público. Consciente da minha decisão, arrisquei e lá fui eu. Está feito!
Bem, não tardou e começaram os comentários, felizmente a maioria foram positivos, o que elevou (ainda mais) a minha auto estima provocando uma sensação de bem-estar comigo mesma. Por mais que uma pessoa diga que a opinião dos outros não interessa, na realidade, interessa! Ninguém gosta de ser negativamente criticado.
Onde quero chegar com isto?
Sabem que nem toda a gente tem sensibilidade para falar sobre certos assuntos, nem toda a gente pensa antes de falar, nem toda a gente tem empatia pelo outro, mas eu não os crítico, apenas são como são, e está tudo bem!
Uma pessoa disse-me o seguinte “Que horror! Fizeste um piercing no nariz. O que te deu para fazeres isso agora?!?” (tom depreciativo). Esta última frase fez-me refletir: “O que te deu para fazeres isso agora?!” Não foi o “Que horror”, porque com isso eu lido bem e toda a gente tem o direito de gostar ou não gostar.
“…agora”
Agora que eu tenho 39 anos?
Agora que eu tenho idade para ter juízo?
Agora que eu devia deixar essas “coisas modernas” para os mais novos?
O Idadismo está presente em todo o processo de envelhecimento e em todo o lado. O Idadismo faz com que as pessoas desistam dos seus desejos e sonhos, faz com que as pessoas se retraiam, faz com que as pessoas se sintam pequenas, ridículas e mal consigo mesmas. Não sejam essas pessoas!
Não há idade para nada, não existem barreiras na passagem dos 20 para os 30, dos 30 para os 40 e por aí fora.
Não sei quantos mais anos esta vida me reserva, mas espero vivê-los sendo eu própria e que nunca, NUNCA, perca este espírito jovem e esta coragem para concretizar o que quer que seja!
Sejam felizes! Sejam empáticos! Não sejam Idadistas! #stopidadismo
Nota importante: Espero que com a minha reflexão vocês também façam a vossa!
IDADISMO é preconceito com a idade, é uma forma de descriminação. Apenas aproveitei uma situação que, por acaso, se passou comigo, para que o tema alcance visibilidade nos debates públicos. Vale sempre a pena falar sobre o assunto, mesmo que para isso tenhamos de nos expor.
2273 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail