Artigos

ASSOCIAÇÃO APELA AO GOVERNO QUE O IDADISMO INTEGRE A NOVA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A IGUALDADE E A NÃO-DISCRIMINAÇÃO PORTUGAL + IGUAL (2)

A Associação Stop Idadismo apela ao Governo que o idadismo – a terceira forma de discriminação que mais afeta as pessoas no mundo, seguindo-se ao racismo e ao sexismo – seja incluído pelo Governo na nova Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual que será executada entre 2023 e 2026.

A nova Estratégia que visa garantir as condições para uma educação e formação livres de estereótipos de género, dará sequência ao plano já aplicado entre 2018 e 2021 que versa sobre três planos: Plano de ação para  igualdade entre mulheres e homens (IMH); Plano de Ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica; Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais.

A ASSOCIAÇÃO STOP IDADISMO considera fundamental continuar a trabalhar, nas comunidades escolares, temas como o racismo e o sexismo. Todavia, este plano seria muito mais rico e inclusivo, não nos esqueçamos da interseccionalidade dos “ismos”, se abordasse também o idadismo – atitude de discriminação e preconceito com base na idade – que pode afetar-nos em diversas fases das nossas vidas, mas é mais insidioso e prejudicial para as pessoas mais velhas e começa a ser apreendido desde a infância.

José Carreira, presidente da associação, considera que será uma mais-valia para o plano integrar o idadismo, dando mais amplitude ao programa, uma vez que “Portugal é o 4.º país mais envelhecido no mundo; a população com 65 ou mais anos já representa quase um quarto do total, a mesma percentagem de população entre os 0 e os 24 anos. Por outro lado, não devemos negligenciar que estamos em plena Década do Envelhecimento Ativo (2020-30) e está em marcha a Campanha Global de Combate ao Idadismo #AWorld4AllAges / #MundoParaTodasAsIdades;.”

Em linha com as três estratégias priorizadas pela Organização Mundial de Saúde no combate ao idadismo – Políticas e legislação; Intervenções Educativas e Atividades Intergeracionais – a Associação Stop Idadismo defende a criação de programas educativos intergeracionais que abordem o idadismo nas diferentes faixas etárias. Neste sentido, apela ao Governo que integre o idadismo  na nova Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual, um passo fundamental na construção de país mais igual e inclusivo, para todas as idades.

 

Associação Stop Idadismo:

  • Pugna por um Mundo Para Todas as Idades, através de três estratégias: Políticas Públicas e Legislação; Intervenções Educacionais e Atividades Intergeracionais.
  • SITE: https://stopidadismo.pt/
  • E-MAIL: info@stopidadismo.pt
309 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail