A Associação Stop Idadismo integra o painel de debate “Examples of advocacy around ageism: Inputs and debate”
José Carreira, Stop Idadismo, Portugal
Margaret Gillis, Canadian Coalition against Ageism
CONTEXTO:
A crescente digitalização, as alterações climáticas e o envelhecimento da população colocam simultaneamente grandes desafios e oportunidades às sociedades de todo o mundo.
Estas questões também estão a ser discutidas e foram alcançados acordos nas Nações Unidas (ONU).
Mas até que ponto as pessoas idosas são envolvidas e tidas em conta?
As organizações da sociedade civil têm um papel importante ao lado dos Estados na ONU, influenciando o trabalho da comunidade internacional, por exemplo, através de declarações em reuniões ou contributos para inquéritos. Contudo, a participação efetiva requer mais do que apenas tempo e empenho.
Temas da conferência
O evento analisará:
- Que conhecimentos especializados são necessários para influenciar o trabalho da ONU e, assim, ajudar a moldar a política futura?
- Que processos oferecem pistas para trazer a voz das pessoas idosas?
- Quais são os benefícios imediatos dos acordos internacionais para as políticas relativas às pessoas idosas a nível nacional?
A conferência é o evento de lançamento da série “Uma sociedade civil envolvida como motor para uma sociedade amiga da pessoa idosa: um intercâmbio internacional”, organizada pela BAGSO em conjunto com o SWGA, a AGE Platform Europe, o ONG Committee on Aging Geneva e o Ministério Federal Alemão para Assuntos da Família, Idosos, Mulheres e Jovens.
A tradução simultânea estará disponível em inglês e alemão.
MAIS INFORMAÇÕES: https://www.bagso.de/