Artigos

XI FÓRUM INTERNACIONAL DA LONGEVIDADE – DESENVOLVENDO UMA CULTURA DO CUIDADO

No cenário da longevidade, onde a busca por um envelhecimento ativo e saudável ganha cada vez mais relevância, o renomado Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) realizou o XI Fórum Internacional da Longevidade.

Este evento de destaque, decorreu de 28 a 30 de novembro de 2023, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, IAMSPE, em São Paulo, um centro reconhecido por sua excelência no cuidado com a saúde das pessoas idosas.

O tema escolhido para a edição deste ano, “Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado”, refletiu o compromisso do ILC-BR em promover práticas que estimulem um envelhecimento saudável e ativo. A decisão de realizar o Fórum no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), parte do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, destaca o compromisso com a oferta de cuidados de alta qualidade à população idosa.

O evento foi liderado pelo Dr. Alexandre Kalache, médico e gerontólogo de renome internacional. Dr. Kalache, presidente do ILC-BR e codiretor da Age Friendly Foundation, traz consigo uma vasta experiência, incluindo um PhD em epidemiologia pela Universidade de Oxford e um histórico de liderança no Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua visão valiosa enriqueceu sobremaneira a experiência do Fórum.

O XI Fórum Internacional da Longevidade reuniu uma gama impressionante de especialistas influentes no campo, os quais abordaram temas cruciais para compreender e promover a longevidade, incluindo geriatria, nutrição, psicologia, vacinação, tecnologia e inovações em cuidados, mercado de trabalho e aspectos legais.

Este Fórum representou uma oportunidade única para profissionais, acadêmicos e todos os interessados no campo da longevidade para trocarem conhecimentos e experiências, debaterem os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento populacional.

Com uma agenda diversificada e abrangente, o evento torna-se um marco no calendário internacional para todos aqueles comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

Destaques do primeiro dia

O primeiro dia do XI Fórum Internacional da Longevidade, trouxe consigo uma riqueza de conhecimento e experiência apresentada por palestrantes renomados, todos profissionais do IAMSPE, casa que abrigou o grande acontecimento. Segue breve relato de alguns painéis  apresentados:

Alexandre Kalache – Apresentando a Prata da Casa do IAMSPE: O dia começou com a abertura do evento realizada pelo próprio Dr. Alexandre Kalache, reconhecido por sua liderança inovadora e esforços contínuos para promover um envelhecimento ativo e saudável no mundo. Sua apresentação não apenas delineou a importância do Fórum, mas também destacou o compromisso do IAMSPE com a excelência em cuidados voltados para a população idosa.

Maurício Ventura – Geriatria – Envelhecer: Especialista em Geriatria, Dr. Maurício guiou a audiência por uma exploração profunda do processo de envelhecimento. Sua apresentação não apenas abordou os aspectos médicos do envelhecimento, mas também enfatizou a importância de abraçar esse estágio da vida com sabedoria e preparação.

Marisa Teresinha Patriarca – Ginecologia – A Mulher no Climatério: A Dra. Marisa trouxe uma perspectiva valiosa sobre o envelhecimento feminino, focalizando no climatério. Sua palestra não só ofereceu informações cruciais sobre as mudanças hormonais nas mulheres maduras, mas também destacou a necessidade de cuidados específicos nessa fase da vida.

Heloisa Batistussi – Psiquiatria – Saúde Mental e Longevidade: Com uma abordagem compassiva, Dra. Heloisa explorou os desafios enfrentados pelos idosos em relação à saúde mental, enfatizando a necessidade de destigmatizar questões psicológicas nessa fase da vida.

Inês Maria Correa – Cuidado Multidisciplinar – Enfermagem: O cuidado multidisciplinar foi abordado pela enfermeira Inês Maria Correa, que compartilhou insights sobre a importância do papel da enfermagem no suporte abrangente aos idosos. Sua apresentação destacou a colaboração necessária entre profissionais de saúde para proporcionar um cuidado integral.

Marcia Aparecida Fancelli – Cuidado Multidisciplinar – Psicologia: A Dra. Marcia explorou o papel crucial da psicologia no cuidado multidisciplinar, enfatizando a necessidade de atenção à saúde mental para um envelhecimento saudável e equilibrado.

Pe. Júlio Lancellotti – O Cuidado em sua concepção mais ampla: Pe. Júlio Lancellotti, figura proeminente e reverenciada, merece especial destaque pelo papel crucial desempenhado no primeiro dia do Fórum Internacional da Longevidade. Como líder religioso dedicado, sua abordagem única e compassiva em relação à população em situação de rua tem sido uma fonte constante de inspiração. Ao encerrar as atividades do dia, o Pe. Júlio ofereceu uma perspectiva incomparável sobre o cuidado, ampliando sua concepção para integrar aspectos espirituais e humanos. Sua apresentação foi mais do que uma reflexão, foi um convite à comunidade global para enxergar o envelhecimento não apenas como uma questão médica, mas também como uma jornada espiritual e emocional.

Destaques do segundo dia

O segundo dia do XI Fórum Internacional da Longevidade, proporcionou uma jornada única de conhecimento e reflexão sobre todas fases do ser humano. Da primeira infância ao envelhecimento.

Margareth Dalcolmo – Abertura: Cultura do Cuidado – O que aprendemos na pandemia? A brilhante Dra. Margareth Dalcolmo, figura destacada na abertura do segundo dia do Fórum Internacional da Longevidade, merece todo o reconhecimento pela sua excepcional contribuição e liderança. Sua reflexão profunda sobre a Cultura do Cuidado, à luz das lições extraídas da pandemia, revelou uma combinação única de visão crítica e experiência prática. Ao colocar em destaque a importância fundamental de repensar e fortalecer os sistemas de saúde, ressaltou de maneira impactante o papel vital da prevenção e do cuidado contínuo na promoção de uma sociedade mais saudável e resiliente. Sua abordagem incisiva e comprometimento com o bem-estar coletivo enriqueceram sobremaneira o Fórum, inspirando todos os presentes a considerarem, de maneira mais profunda, os caminhos para a construção de um futuro mais seguro e saudável para as gerações vindouras.

Silvana Vertematti – 1ª Infância – Envelhecemos até mesmo antes de nascermos: Silvana Vertematti, especialista em 1ª Infância, trouxe uma perspectiva única ao explorar como o envelhecimento começa mesmo antes do nascimento. Sua apresentação destacou a influência crucial dos primeiros anos de vida na determinação do curso do envelhecimento, ressaltando a importância de cuidados e estímulos desde os estágios iniciais.

Andrea Hercowitz – Adolescência – A etapa em que hábitos e estilos de vida se consolidam: A adolescência foi o foco da Dra. Andrea que explorou como essa fase da vida é crucial na consolidação de hábitos e estilos de vida. Sua palestra destacou a importância de intervenções precoces e educacionais para moldar escolhas saudáveis durante o envelhecimento.

Maísa Kairalla – Vacinação ao Longo da Vida: Uma perspectiva crucial foi abordada ao discutir a vacinação ao longo da vida. Dra. Maísa destacou a importância da imunização contínua para garantir a saúde e bem-estar contínuos durante o processo de envelhecimento.

Amena Ferraz, Ines Rioto, Marcos Fontoura – Idade Adulta – É na idade adulta que construímos as condições que nos permitem bem envelhecer: A transição para a Idade Adulta foi explorada e destacada a relevância de construir condições propícias para um envelhecimento saudável, enfatizando escolhas de estilo de vida e cuidados preventivos.

Gilberto Natalini, Luísa Beatriz de Oliveira Santi, Gabriela Santos – E do Planeta, quem vai cuidar?: A sustentabilidade do planeta foi o foco da discussão. Foi instigado uma reflexão profunda sobre o impacto das escolhas humanas no meio ambiente e como essas decisões moldarão o futuro das gerações mais velhas.

Mônica Perracini – Quedas: Prevenção ao Longo da Vida – Uma queda pode ser o princípio do fim. Como evitar?: Dra. Mônica ofereceu insights valiosos sobre a prevenção de quedas ao longo da vida, destacando como uma queda pode ter repercussões significativas. Enfatizou estratégias eficazes para reduzir os riscos e promover a segurança dos idosos.

Milton Crenitte – Climatério, menopausa, andropausa: Dr. Milton Crenitte trouxe sua expertise em abordar o climatério, menopausa e andropausa, oferecendo uma compreensão aprofundada das mudanças hormonais que ocorrem durante essas fases da vida e como lidar com essas transições de maneira saudável.

Valmir Moratelli – A invenção da velhice masculina: A invenção da velhice masculina foi discutida por Valmir Moratelli que trouxe à tona questões de gênero e como a sociedade molda as percepções da velhice em homens. Sua apresentação ofereceu uma visão crítica sobre estereótipos que afetam os homens durante o processo de envelhecimento.

Rosana Rosa – Está chegando a hora de se aposentar: Reflexões sobre o planejamento para a aposentadoria destacou a importância de construir um futuro além da idade ‘clássica’ de parar de trabalhar. A apresentação da especialista instigou a audiência a considerar estratégias para uma aposentadoria significativa e produtiva.

Tim Driver e Morris Litvak – Empregabilidade 50 + – O mesmo emprego até o final da vida laboral é coisa do passado?: A empregabilidade após os 50 anos foi o tema abordado por Tim Driver e Morris Litvak. Sua discussão explorou a necessidade de reinvenção profissional e como as empresas precisam e estão evoluindo em um mundo em que a diversidade geracional e a experiência devem ser valorizadas.

O painel “Longevidade e Solidariedade” no XI Fórum Internacional da Longevidade brilhou intensamente com a inspiradora presença de Fernando Aguzzoli, fundador do projeto Walking the Talk for Dementia. Sua notável iniciativa de reunir cerca de 70 pessoas, representando quase 30 nacionalidades, para enfrentar o desafiador percurso de 40 quilômetros finais do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é verdadeiramente louvável. Aguzzoli não apenas abordou a importância da longevidade, mas também destacou o poder transformador da solidariedade em prol de uma causa tão nobre como a conscientização sobre a demência. Sua participação no fórum não só enriqueceu o evento com uma perspectiva única, mas também serviu como um exemplo concreto de como a ação coletiva pode impactar positivamente a promoção da longevidade e a solidariedade global.

Destaques do último dia do XI Fórum Internacional da Longevidade

Terry Fulmer – Agefriendly Eco System – A longevidade implica em pensar em todos os setores: Terry Fulmer iniciou o último dia do Fórum destacando a necessidade de um ecossistema amigável para todas as idades. Sua apresentação ressaltou a importância de uma abordagem holística, envolvendo diversos setores para garantir que os ambientes sejam adaptados para atender às necessidades de uma população que envelhece.

Cristina Hoffmann – Cuidado – Você já pensou em quem vai cuidar de você? E já pensou em quem vai cuidar de quem irá lhe cuidar?: Cristina provocou reflexões profundas sobre o cuidado, abordando não apenas quem receberá os cuidados, mas também quem será responsável por fornecê-los. Sua palestra trouxe à tona a importância de considerar as complexidades do ato de cuidar, tanto para o receptor quanto para o provedor de cuidados.

Elisa Monteiro – Eu, Cuidadora – Relatos pessoais são inspiradores: Elisa é Diretora Administrativa no Centro Internacional de Longevidade Brasil. Compartilhou sua experiência como cuidadora. Sua apresentação trouxe à luz as histórias inspiradoras que muitas vezes se escondem por trás do ato de cuidar, ressaltando a importância de reconhecer e valorizar os cuidadores.

Karla Giacomin – Cuidado Institucional – Estigma, preconceitos e o compromisso de cuidar dos mais vulneráveis entre os vulneráveis: Dra. Karla abordou a delicada questão do cuidado institucional, explorando estigmas, preconceitos e a necessidade de um compromisso firme com os mais vulneráveis entre os vulneráveis. Sua palestra provocou reflexões sobre como a sociedade pode criar ambientes mais inclusivos e compassivos.

José Carreira – Idadismo: Presidente da Associação StopIdadismo em Portugal, José Carreira merece destaque e reconhecimento pelo notável trabalho desempenhado no combate ao idadismo. Sua liderança e dedicação têm sido fundamentais para lançar luz sobre uma questão crucial muitas vezes negligenciada. O recente destaque do Movimento ibero-americano StopIdadismo em um evento na Alemanha ressalta a relevância e o protagonismo dessa iniciativa, cujo impacto transcende fronteiras.

Alexandre Kalache – Por que elaboramos um Manual Anti-idadista? O Dr. Kalache reforçou a importância de combater o idadismo ao falar sobre o “Manual Anti-idadista”. Sua palestra incentivou a audiência a adotar uma abordagem mais inclusiva e respeitosa em relação ao envelhecimento.

Marília Berzins e Sérgio Pascoal – Exemplos de boas práticas locais: Marília Berzins e Sérgio Pascoal compartilharam o trabalho e exemplos inspiradores das boas práticas do OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento.

Alexandre Alcântara, Joana Aroso, João Iotti – Aspectos Judiciais – O envelhecimento e a longevidade traz desafios legais que a maioria finge desconhecer: Os desafios legais do envelhecimento foram abordados pelos especialistas no Brasil e em Portugal. Sua apresentação destacou a importância de uma compreensão aprofundada dos aspectos jurídicos relacionados à longevidade e como eles podem impactar a qualidade de vida dos idosos.

Fábio Ferrari, Felomenia Pinho, Marcela Cypel – Uma vida longeva e plena implica em poder se comunicar sem barreiras: A comunicação sem barreiras foi enfatizada pelos especialistas, destacada a importância de garantir que todos tenham acesso à comunicação, independentemente das barreiras físicas ou cognitivas que possam surgir ao longo da vida.

 

Encerramento com Dr. Drauzio Varela e Mona Rikumbi

Drauzio Varela –  Reflexões sobre uma cultura do cuidado: O encerramento do Fórum Internacional da Longevidade foi marcado pela inspiradora reflexão do renomado Dr. Drauzio Varela, respeitado por seu compromisso com a educação em saúde e por sua capacidade de tornar temas médicos mais acessíveis ao grande público.

 

A visão visionária e humanitária do Dr. Drauzio Varela serve como um farol, iluminando o caminho para uma sociedade mais compassiva e atenta às necessidades de todas as gerações. Sua contribuição no encerramento do fórum não apenas encapsulou os temas discutidos, mas também incentivou uma reflexão profunda sobre a responsabilidade coletiva de construir um futuro onde o cuidado e o respeito à longevidade sejam prioridades inegociáveis.

 

Mona Rikumbi – A pandemia desnudou a face cruel do racismo – Questões de interseccionalidade, Gênero, Raça e Etnia: Mona Rikumbi, apesar de ter sido diagnosticada com uma doença degenerativa aos 30 anos, e andar em uma cadeira de rodas desde 2007, Mona Rikumbi afirma que a doença não foi o bastante para interromper seu amor pela vida e pela arte. Em sua palestra explorou as interseções entre a pandemia e as questões de gênero, raça e etnia. Sua apresentação enfocou como a crise revelou desigualdades sistêmicas e a necessidade premente de abordar as disparidades de maneira mais abrangente.

Sua liderança visionária não apenas trouxe uma profundidade única às discussões, mas também proporcionou uma experiência enriquecedora a todos os participantes. O comprometimento do Dr. Kalache com a causa da longevidade transpareceu em cada palavra e gesto, cativando a audiência e estimulando uma reflexão profunda sobre os desafios e as oportunidades do envelhecimento populacional. Sua abordagem emocionada adicionou uma camada de humanidade a um evento já extraordinário, tornando-o memorável. A maestria com que conduziu o fórum não apenas reflete sua expertise no campo, mas também ressalta sua paixão inabalável por promover uma sociedade mais inclusiva e centrada no cuidado.

 

O XI Fórum Internacional da Longevidade, sob a direção do Dr. Alexandre Kalache, não foi apenas um evento; foi uma experiência transformadora que inspirou e deixou uma marca indelével em todos os participantes. Reuniu profissionais, acadêmicos e todos os interessados nessa temática crucial e emergiu como um marco no calendário internacional, destacando-se por uma agenda diversificada que abordou os desafios e oportunidades do envelhecimento populacional de maneira abrangente.

Que as reflexões e aprendizados compartilhados neste XI Fórum continuem a ecoar e inspirar ações concretas em prol da melhoria da qualidade de vida dos idosos em todo o mundo.

SILVIA TRIBONI

Advogada, Repórter e Palestrante na área do Empreendedorismo 50+, Diversidade e Inclusão

433 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail