Artigos

ARTIGO EM DESTAQUE – Do Isolamento à Influência: A metamorfose da pessoa na economia global

ARTIGO EM DESTAQUE – Do Isolamento à Influência: A metamorfose da pessoa na economia global

AUTORA: Nádia Novais

FONTE: Diário de Notícias

Vivemos numa época em que a idade é muitas vezes encarada como um selo de “desatualizado”, como se os anos sobre o planeta nos transformassem em fósseis, em vez de sabichões! O que acontece, na verdade, é que há um vilão chamado Idadismo que tenta convencer-nos de que, ao atingirmos uma certa idade, devemos ser colocados numa prateleira, a acumular pó, como um livro que já ninguém quer ler.

Mas, convenhamos, cada linha de expressão no nosso rosto é um testemunho de todas as aventuras que já vivemos. E, por isso, quem são as únicas pessoas no planeta que podem compartilhar histórias épicas e lições de vida dignas de um filme?!

É facto que a população mundial está a envelhecer. De acordo com as Nações Unidas, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais aumentará para 22% em 2050, totalizando 2,1 bilhões de indivíduos. Ponto positivo: isto significa que teremos uma enorme quantidade de pessoas com experiências e conhecimentos acumulados, prontos a ser utilizados para impulsionar a economia!

A título de exemplo, o estudo “A Economia da Longevidade e as mudanças na gestão do Capital Humano”, elaborado pela CCP, levanta questões pertinentes sobre o impacto da Geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1981) na economia global: o envolvimento de pessoas com mais de 50 anos pode representar uma oportunidade significativa de crescimento económico. Estima-se que, ao integrar plenamente este grupo etário na força de trabalho, Portugal poderá beneficiar de milhões de euros em potencial adicional, que poderiam impulsionar setores como o turismo, a saúde e os serviços.

Estas pessoas que muitas vezes estão à beira da reforma, na sua maioria, não estão preparadas para calçar o chinelinho e o roupão e ficar em casa a ponderar a vida. Pelo contrário, querem continuar a contribuir ativamente para a economia nacional! Com a sua vasta experiência e sabedoria acumuladas ao longo dos anos. E não é difícil imaginar que poderão desempenhar um papel fundamental no crescimento e na inovação das empresas, constituindo, de facto, um ativo valioso para o futuro do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Segundo um relatório de 2022 da McKinsey, as empresas com liderança diversificada em termos de idade apresentam um desempenho significativamente superior. A diversidade etária promove a inovação e a tomada de decisões mais informadas. Se pensarmos bem, estas pessoas têm a experiência do mundo real, com muitas histórias de vida para compartilhar, e isso é algo que não se ensina em faculdade alguma.

Outro aspeto a considerar é o papel vital que estes indivíduos desempenham em áreas como os cuidados de saúde. Um relatório de 2022 da Organização Mundial da Saúde revelou que a escassez de profissionais de saúde está a aumentar, e a participação de idosos ativos na força de trabalho pode ser uma solução criativa e acessível. A paciência e a sabedoria que vêm com a idade tornam estas pessoas ideais para cargos de cuidado e aconselhamento.

É interessante também refletir sobre a sua perspetiva enquanto consumidores. De acordo com uma pesquisa de 2023 realizada pela Nielsen, a Geração X está a investir cada vez mais em produtos sustentáveis e experiências de qualidade, o que representa uma oportunidade de crescimento considerável para as empresas. Portanto, talvez seja altura de ignorar as noções ultrapassadas de que esta geração não contribui para a economia ou não gasta dinheiro, porque, na verdade, representam atualmente um grupo de relevante valor económico!

Pelo que “ouçam-me”! Abracem a idade! O Idadismo, esse vilão, nada mais é que um ladrão de oportunidades. Existe um potencial inestimável na dita Geração X. Muitas vezes, são essas almas sábias, cheias de experiências, que nos presenteiam com as melhores ideias e soluções. A idade não é um obstáculo; é, na verdade, uma ponte para um futuro mais próspero e cheio de possibilidades. Imaginemos um mundo onde a sabedoria da Geração X se entrelaça com a energia vibrante e criatividade dos mais jovens. É chegada a hora de desmistificar o Idadismo e abraçar a beleza da diversidade etária.

 

Nádia Novais

Assessora de comunicação

114 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail