Ótimas notícias de Bruxelas!
Diretiva Antidiscriminação , há muito paralisada, que pode estender a proteção contra 0 tratamento injusto em habitação, saúde, educação e proteção social, está oficialmente de volta à mesa! EU
Muitas vezes, as pessoas são excluídas, estereotipadas ou são-lhes negados serviços essenciais simplesmente por causa da idade.
Esta proposta histórica abrange vários motivos de discriminação, incluindo a idade, tornando-a fundamental para o avanço da Igualdade para Todas as Idades em toda a Europa.
Recordar-se-ão de que, há apenas alguns meses, a Comissão Europeia planeava retirar a diretiva por completo, ameaçando deixar milhões de pessoas desprotegidas.
Mas após forte uma forte pressão da sociedade civil (👏 AGE Platform Europe e aliados e todos que os que apoiaram a petição) e do Parlamento Europeu, as negociações recomeçaram!
A tónica passa agora a ser a obtenção de unanimidade no Conselho.
💪 Uma grande vitória para a justiça, dignidade e inclusão.
Vamos manter o ritmo e cruzar a linha de chegada!
Recordamos a chamada de atenção e à ação de Maciej Kucharczyk (Secretário-Geral da Plataforma AGE Europa)
O anúncio da Comissão Europeia de que está a retirar a Diretiva Horizontal sobre Igualdade de Tratamento contraria os valores fundamentais da UE e a sua ambição de criar uma “verdadeira união da igualdade”, como o Comissário Lahbib prometeu recentemente.
Renunciar a este compromisso num momento tão crítico – quando a discriminação por todos os motivos está a aumentar – e sem propor qualquer alternativa é inexplicável, preocupante e mina a credibilidade da UE como defensora mundial dos direitos humanos.
Em vez disso, é tempo de intensificar a ação da UE em matéria de igualdade e não discriminação, incluindo a luta contra o idadismo, para sustentar a busca da UE por competitividade, crescimento económico e robustez geopolítica.
Todos estes objetivos são igualmente importantes para o futuro da UE e reforçam-se mutuamente.