🔍 Duas campanhas recentes colocam as pessoas mais velhas no centro da comunicação mas com mensagens muito diferentes:
1º🍟 McDonald’s – “Ouve Avós do Verão”
O outdoor (foto acima) não transmite na totalidade o que o spot que está a passar na televisão acentua.
As avós (pessoas mais velhas) são apresentadas de forma caricatural (até sem alguns dentes) e uma jovem, num plano superior (literalmente), as olha com condescendência enquanto elas falam dos hambúrgueres com as siglas mas, (pasme-se) não as sabem pronunciar entre outras coisas.
Sem dúvida uma tentativa de um humor que nada mais é que um reforço dos estereótipos negativos sobre as pessoas mais velhas.
2ª🔥 Burger King – “Chama Acesa” (70 anos)
Aqui um casal mais velho é o centro, sendo retratado com desejo, intimidade e cumplicidade que não desaparece com a idade, ao contrário do que a sociedade acha que acontece.
Nesta campanha as pessoas mais velhas estão em pé de igualdade com qualquer outra faixa etária, o que leva a que a comunicação seja aspiracional, inspiradora e valorizadora.
💡 A forma como representamos as pessoas mais velhas na publicidade influencia percepções sociais e até a autoestima deste consumidor tão importante.
Entre rir de alguém e rir com alguém, há um mundo de diferença — e as marcas precisam de saber de que lado querem estar.
Ana Marquilhas – Mentora; Gestão da longevidade; Gestão de meios
#publicidade #marketing #longevidade #idadismo #comunicacao #after50



