Concurso Regional Idadismo Zero
N o atual contexto de desafio demográfico e social, em que a região Centro tem registado, nos últimos anos, um declínio demográfico, uma população com 65 e mais anos que corresponde a 27,4% da população da região e um índice de envelhecimento estimado para 2050 com 367 idosos por cada 100 jovens, e em complemento às iniciativas em curso na área da promoção do envelhecimento ativo e saudável e da longevidade, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) entende, no âmbito dos seus objetivos e competências de desenvolvimento regional, promover o combate ao idadismo e o reforço de uma cultura de respeito, designadamente de respeito intergeracional, e lança o Concurso Regional Idadismo Zero.
Com este concurso, a CCDR Centro, em articulação com as instituições de ensino superior da região Centro, pretende reconhecer e valorizar ideias, iniciativas e projetos que contribuam para o combate ao idadismo e para a promoção de uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas.
O Concurso Regional Idadismo Zero tem como objetivos:
- Estimular a discussão sobre o idadismo entre os alunos do ensino superior, motivando-os a refletirem e proporem, individual ou coletivamente, ações concretas;
- Promover a realização de projetos ou iniciativas que contribuam para o combate ao idadismo;
- Reconhecer e reproduzir no território ideias, projetos ou iniciativas que ajudem a construir uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas, garantindo que todos, independentemente da idade, tenham a oportunidade de viver uma vida plena, digna e significativa em todas as etapas.
O concurso destina-se a todos os alunos do ensino superior público e privado da região Centro. As candidaturas podem ser apresentadas em equipas de um a três estudantes, com um professor responsável e o período de candidaturas será de 07 de outubro a 15 de dezembro de 2025.
A iniciativa vencedora receberá um prémio repartido da seguinte forma:
- 750€ para a equipa de alunos vencedora;
- 250€ para o professor responsável.
O projeto vencedor será, sempre que possível, desenvolvido pela CCDR Centro, podendo ser implementado como boa prática regional no combate ao idadismo.
Esta é uma oportunidade para os jovens transformarem ideias criativas em ações concretas, podendo ser apresentadas iniciativas de qualquer área de ensino superior e em qualquer suporte.
Consulte as Normas AQUI.
Submeta a sua candidatura através do seguinte formulário:https://forms.gle/f2saLtjzVNcw4biRA
FONTE: CCDR CENTRO