Artigos

Combater o idadismo: um minuto para abrir a reflexão

 

O idadismo é o tema do episódio de 2 de outubro da rubrica «1 Minuto de Literacia em Saúde», da RTP Antena 1 Açores, com Alexandra Menezes, do Programa Regional de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável.

Reconhecer o idadismo começa por questionar ideias, palavras e práticas que reduzem as pessoas à sua idade. Está nas capacidades que presumimos, nas oportunidades que negamos e nas decisões que tomamos sem ouvir quem é diretamente afetado.

Na STOP IDADISMO, valorizamos a presença deste tema no espaço público. A rádio pode ajudar a tornar visível uma discriminação frequentemente naturalizada e a abrir uma conversa que deve chegar às famílias, às comunidades e às instituições.

Promover a literacia em saúde é também criar espaço para reconhecer preconceitos e valorizar a autonomia, a participação e a dignidade em todas as idades.

Um minuto pode ser o início de uma mudança na forma como olhamos para os outros — e para o nosso próprio envelhecimento.

🎧 Ouça «Combater o Idadismo», com Alexandra Menezes, na RTP Play.

«1 Minuto de Literacia em Saúde» é uma iniciativa do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde, em parceria com a RTP Antena 1 Açores.

#STOPIDADISMO #AWorld4AllAges

 

 

103 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail