Artigos

Associação Stop Idadismo e American Society on Aging unidas na comemoração do Dia da Consciencialização sobre o Idadismo

      

 

A Associação Stop Idadismo e a American Society on Aging (ASA) celebram o Dia de Consciencialização sobre o Idadismo, no dia 9 de outubro de 2025. Inspirado no Dia Internacional do Idoso das Nações Unidas (1º de outubro), o Dia da Consciencialização sobre o Idadismo oferece uma oportunidade para chamar a atenção para a existência e os danos do idadismo na nossa sociedade. Este ano, destacamos a riqueza e a ampla gama de experiências do envelhecimento para combater o mito de que a nossa idade cronológica define quem somos.

Envelhecer é uma experiência universal, mas acontece de maneiras diferentes para cada pessoa. Muitas vezes, pensamos no envelhecimento apenas em termos do que perdemos e presumimos que todos aqueles que consideramos “velhos” têm as mesmas preocupações e experiências. Mas isso simplesmente não é verdade. A sociedade é sempre mais forte quando acolhemos as muitas vozes, experiências e perspectivas diferentes que nos fazem ser quem somos; a nossa idade cronológica contribui para essa riqueza e deve ser encarada como um trunfo.

No entanto, uma das formas de preconceito mais difundidas e socialmente aceites, o idadismo, é definido pela Organização Mundial da Saúde como “os estereótipos (como pensamos), os preconceitos (como nos sentimos) e a discriminação (como agimos) em relação aos outros ou a nós mesmos com base na idade”. O idadismo afeta-nos em todas as idades, sempre que as pessoas fazem suposições sobre nós por causa da nossa idade.

O idadismo pode ser encontrado em todos os lugares, desde os nossos locais de trabalho e sistemas de saúde até os estereótipos que vemos no entretenimento, na publicidade e nos media. Mas, apesar dos muitos mitos difundidos sobre o envelhecimento, a realidade é bem diferente:

  • Mito: Se eu evitar o envelhecimento, serei mais feliz e saudável.

Realidade: Podemos e devemos mudar a nossa visão sobre o envelhecimento. Autoperceções negativas sobre o envelhecimento diminuem a qualidade de vida e podem encurtar a expectativa de vida em 7,5 anos.

  • Mito: O envelhecimento é igual para todos.

Realidade: A nossa experiência com o envelhecimento varia amplamente, dependendo de muitos fatores, desde a genética até fatores abrangentes como políticas e cultura. O idadismo exacerba outras experiências de discriminação: racismo, sexismo, capacitismo…

  • Mito: As pessoas idosas não conseguem aprender coisas novas, acumulam muitos outros estereótipos negativos retratados nos media.

Realidade: Aprendemos e envolvemo-nos em todas as idades. As pessoas idosas não são uniformes em termos crenças ou qualquer outro aspeto.

  • Mito: As diferenças entre gerações são substanciais.

Realidade: As diferenças entre gerações têm sido exageradas e, muitas vezes, partilhamos tanto entre gerações quanto dentro delas. Essas crenças impedem-nos de trabalhar juntos em questões que afetam pessoas de todas as idades.

 

“A Sociedade Americana do Envelhecimento, os seus parceiros e aliados estão a consciencializar sobre o idadismo e os seus malefícios”, acrescenta Clark-Shirley (President & CEO da ASA) “Juntos, estamos a promover uma narrativa nova e mais completa que reconhece as diversas maneiras pelas quais as pessoas vivenciam o envelhecimento, ao mesmo tempo em que trabalhamos para quebrar as barreiras que nos impedem de construir um mundo onde todos possam envelhecer como desejam.

Junte-se a nós enquanto moldamos um futuro em que todos prosperamos à medida que envelhecemos!”

Segundo José Carreira (Presidente da Associação Stop Idadismo), “A Associação Stop Idadismo assinala o Dia da Consciencialização sobre o Idadismo pelo 3.º ano consecutivo. Em 2022, aderimos a este movimento internacional e sentimos que faz sentido unirmo-nos em prol de um Mundo Amigo das Pessoas Idosas. Este ano, fomos brindados com uma iniciativa muito relevante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), o Concurso Regional Idadismo Zero que visa promover o combate ao idadismo e o reforço de uma cultura de respeito, designadamente de respeito intergeracional. São iniciativas como esta que nos fazem acreditar que estamos a trabalhar na direção certa, rumo a um Portugal Para Todas As Idades.”

#AgeismAwarenessDay #TalkAboutAgeism #DiaConsciencializacaoIdadismo #FaleSobreIdadismo #StopIdadismo

 

Associação Stop Idadismo:

  • Pugna por um Mundo Para Todas as Idades, através de três estratégias: Políticas Públicas e Legislação; Intervenções Educacionais e Atividades Intergeracionais.
  • SITE: https://stopidadismo.pt/
  • E-MAIL: info@stopidadismo.pt

 

American Society on Aging

A American Society on Aging une, capacita e defende todos os que trabalham no envelhecimento. Desde 1954, a ASA desenvolveu e liderou a maior e mais diversificada comunidade de profissionais que trabalham na área do envelhecimento na América. Como resultado, a ASA tornou-se a fonte de referência para cultivar a liderança, promover o conhecimento e fortalecer as competências dos seus membros e de outras pessoas que trabalham com e em nome das pessoas idosas.

Para mais informações sobre ASA, visite www.asaging.org

 

516 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail