O ECO dá-nos nota de que a Economia prateada está “tranquila”. Metade dos seniores poupam (e ainda ajudam a família)
Segundo o ECO, o Instituto Ageingnomics e Mapfre analisaram os consumidores com mais de 55 anos e concluíram que, além da poupança, continuam a ajudar financeiramente as pessoas à sua volta.
A economia prateada (silver economy) portuguesa caracteriza-se por “tranquilidade económica”. Apesar de se sentirem invisíveis e alvos de idadismo (discriminação pela idade) na sociedade, os seniores têm contribuído para o consumo interno e cerca de metade consegue poupar todos os meses e, ao mesmo tempo, apoiar alguém próximo financeiramente.
Além de 49% dos seniores conseguirem fazer poupanças mensalmente, a maioria (69%) considera que a sua situação financeira se manterá igual ou até melhorará no próximo ano – apesar de preverem gastar mais em 2026, especialmente em habitação, provisões e alimentação, e de ajudarem familiares ou amigos com dinheiro (51%).
Estas são algumas das conclusões da segunda edição do barómetro do consumidor sénior em Portugal, elaborado pelo centro de investigação Ageingnomics e pela Mapfre e apresentado esta terça-feira. Os dados divulgados poderão explicar o facto de 42% acreditar que o sistema público de pensões está em risco, mas só 16% terem um plano de reforma privado.
Leia a notícia completa, clique aqui…

