Artigos

O QUE É O IDADISMO?

O que é idadismo e por que é um tema importante?

O idadismo está presente na nossa maneira de pensar, sentir e atuar em relação com os demais e connosco em função da idade, sejamos ou não conscientes disso.
Está em todas as partes: nas nossas instituições, nas nossas relações, em nós mesmos. Cada cultura tem atitudes diferentes em relação à idade e ao envelhecimento, mas nenhuma está isenta de preconceitos em relação à idade.
Hoje sabemos que metade da população mundial é idadista contra as pessoas idosas. O preconceito em relação à idade prejudica-nos individual e coletivamente, uma vez que afeta a saúde e o bem-estar e custa biliões de dólares à sociedade.
Felizmente, pode ser combatido, mas é preciso agir coletivamente para aumentar a conscientização sobre o problema e encontrar soluções.
É esse o objetivo do movimento #stopidadismo.
É hora de dizer não ao idadismo!
Criaremos, entre todos, um mundo para todas as idades.

 

Porque devemos falar sobre idadismo?

O diálogo é uma maneira muito eficaz de nos comprometermos com as coisas que nos importam. Um diálogo permanente e aberto pode ajudar-nos a reconhecer os mitos e estereótipos que todos nós interiorizamos ao longo da vida, os casos de idadismo e a entender que acabar com a discriminação requer uma ação coletiva.
O primeiro passo para viver saudavelmente em qualquer idade e para que as comunidades possam aproveitar o potencial de todos os seus membros é questionar as suposições e as atitudes.
O diálogo também promove o tipo de transformações pessoais e as políticas necessárias para criar um mundo que inclui todos as idades.

2461 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail