Artigos

Guia orienta jornalistas na cobertura sobre o envelhecimento

O Guia ajuda no combate ao #idadismo!

Em uma ação voltada para o aprimoramento dos conteúdos sobre longevidade divulgados pela imprensa em geral, a Dínamo Editora lançou, em novembro, o Guia para jornalistas na cobertura do envelhecimento. A publicação destaca o conceito de envelhecimento ativo; apresenta os principais estudos brasileiros que se dedicam ao assunto; aborda questões éticas e ainda disponibiliza um pequeno glossário de termos recorrentes desta temática.

Para Lilian Liag, diretora da Dínamo Editora, o objetivo do guia é ajudar os profissionais a escrever sobre o tema usando a terminologia e os conceitos corretos, colaborando para uma nova percepção do envelhecimento na sociedade atual. “Por nos dedicarmos a essa área, vemos como a grande imprensa muitas vezes usa termos e abordagens errôneas em suas abordagens. Um exemplo é o uso cada vez mais comum da expressão ‘creche para idoso’, que pode até ser ‘prática’ para se transmitir um conceito, mas traz consigo também a infantilização da pessoa 60+, que é algo que precisa ser mudado”, exemplifica. “O uso de diminutivos também acaba contribuindo para o estereótipo do idoso como alguém frágil e que precisa de ajuda”, complementa.

O Guia para jornalistas na cobertura do envelhecimento está disponível gratuitamente para download: http://dinamoeditora.com.br/Guia_cobertura_envelhecimento.pdf.

544 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail