A APAV assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Por semana, 31 pessoas idosas foram apoiadas pela APAV no ano de 2020. A violência contra pessoas idosas é, simultaneamente, um fenómeno crescente e um fenómeno invisível, que são absolutamente necessários de inverter.
Apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais envelhecida, continua a predominar entre nós uma visão negativa do envelhecimento – populacional e do indivíduo.
Esta visão comporta estereótipos quanto às pessoas idosas, que são frequentemente vistas pela sociedade como pessoas frágeis, doentes e dependentes.
As perceções negativas do envelhecimento e os estereótipos associados às pessoas idosas conduzem, necessariamente, ao desrespeito pelos seus direitos, à exclusão e marginalização daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e, não raras vezes, a situações de crime e violência.
A APAV assinala esta data com uma ação conjunta de divulgação de cartazes de sensibilização em 50 unidades do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Tâmega.
A sensibilização para estas questões e a informação sobre os canais de apoio disponíveis para pessoas vítimas de violência e de crime fazem parte do trabalho da APAV e da Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do ACES Baixo Tâmega.
A EPVA tem como objetivos a prevenção da violência interpessoal nos adultos, promover a igualdade e a equidade em saúde, contribuindo para a informação da população e sensibilização dos profissionais de saúde.