Artigos

ASSOCIAÇÃO STOP IDADISMO ASSINALA O ANIVERSÁRIO COM DIVERSAS INICIATIVAS

O Movimento Ibero-Americano de combate do idadismo arrancou em abril de 2021, na sequência do estudo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e da Fundação Calouste Gulbenkian intitulado “Portugal Mais Velho”, do Relatório Mundial do Idadismo, da Organização Mundial de Saúde, e alinhado com os princípios da Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030. A criação da Associação Stop Idadismo surgiu um ano depois, em abril de 2022, pelo que se assinalam três anos de trabalho contra o idadismo.

Será atribuído o Selo Anti Idadismo ao Centro Social de Vale do Homem, na iniciativa do “50 Anos de Liberdade: Dia do Trabalhador”, no dia 24 de abril. Segundo José Carreira, Presidente da Associação, “A atribuição do selo tem como propósito reconhecer organizações que estão comprometidas com a harmonia entre gerações e um mundo para todas as idades e resulta de um processo colaborativo que durou seis meses. Estamos gratos por acreditarem no nosso trabalho e porque sentimos, ao longo de todo o processo, um efetivo envolvimento da instituição, através do envolvimento dos colaboradores e dirigentes. Acreditamos que foi dado o primeiro e importante passo para que possamos fazer este trabalho com mais entidades públicas, privadas, solidárias.”

A Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, nos Açores, encontra-se a iniciar um projeto em 5 ilhas do arquipélago de combate ao Idadismo, designado: “Envelhe(Ser) 100 Preconceito.”

A Associação Nacional foi responsável pela formação e capacitação dos profissionais que vão atuar através de ações educativas em escolas, ipss, misericórdias e outras organizações com o objetivo de eliminar a discriminação junto das pessoas mais velhas.

Além das ações educativas, a associação Stop Idadismo irá participar no seminário a decorrer no dia 18 de junho na ilha terceira no âmbito deste tema.

A Associação Stop Idadismo responde afirmativamente ao desafio da Organização Mundial de Saúde para a Semana Global Intergeracional que será assinalada entre 24 e 30 de abril. Tendo como mote “A prática intergeracional não é apenas agradável, é essencial”, juntamo-nos à campanha mundial anual que incentiva às práticas e relacionamentos intergeracionais e procura destacar os resultados positivos que são alcançados quando pessoas de todas as idades se unem para formar ligações vitais e duradouras.

A Associação Stop Idadismo subscreve os princípios da “Carta de Florença na Luta Contra o Idadismo: Não há lugar para o Idadismo nos Cuidados de Saúde” que identifica as principais manifestações, consequências e ações do idadismo. Segundo Ricardo Bordón, médico e Vice-Presidente da Associação Stop Idadismo, “é fundamental concentrarmo-nos no que consideramos serem as principais manifestações de idadismo nos cuidados de saúde que, se devidamente abordadas, podem ser transformadoras para a qualidade dos cuidados prestados às pessoas idosas e para a sua qualidade de vida.”

Será também lançado o Decálogo Sobre Talentos Seniores, em parceria com o Instituto Santalucía, com o objetivo de estimular a sociedade a refletir e potenciar o talento dos séniores.

Será reforçada a divulgação do Manifesto “Portugal Para Todas as Idades” e dar-se-á início ao pedido de audiências com os grupos parlamentares, com o objetivo de dar a conhecer, debater e estudar as melhores estratégias para implementar políticas públicas promotoras da harmonia entre todas as gerações.

 

Associação Stop Idadismo:

  • Pugna por um Mundo Para Todas as Idades, através de três estratégias: Políticas Públicas e Legislação; Intervenções Educacionais e Atividades Intergeracionais.
  • SITE: https://stopidadismo.pt/

E-MAIL: info@stopidadismo.pt

110 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail