Artigos

#StopIdadismo celebra um ano de ativismo, na Ilha Terceira (Açores)

O Movimento Ibero-Americano #StopIdadismo celebra um ano de ativismo, na Ilha Terceira (Açores), no dia 04 de maio, numa ação organizada com a entidade parceria Casa do Povo de Santa Bárbara que contará com a participação do Governo Regional dos Açores e entidades locais.

A programação conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais, no âmbito do Simpósio “Como combater o Idadismo?”, dos quais se destaca Alexandre Kalache – médico, gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), bem como co-diretor da Age Friendly Foundation – que há um ano atrás lançou o desafio da Liga Ibero-Americana Contra o Idadismo.

Segundo José Carreira, co-fundador do Movimento, “será um dia intenso que nos motiva muito. Faremos o balanço de um ano de atividade, apresentaremos o plano de ação para 2022. Destaco a criação do Selo Anti-Idadismo, a Formação de Líderes, bem como um passo muito relevante a criação da Associação Stop Idadismo.”

O movimento responde a um apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) por ações que combatam o idadismo, terceira forma de discriminação depois do racismo e do sexismo, comportamento que ficou ainda mais evidenciado na pandemia de Covid-19.

De acordo com relatório lançado pela OMS e outras agências da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 18 de março de 2021, uma em duas pessoas discrimina idosos, com atitudes que agravam a sua saúde física e mental e reduzem a sua qualidade de vida.

José Carreira considera que “Há muito trabalho pela frente. idadismo é um tipo de discriminação generalizada, silenciosa, invisível e normalizada. Uma visão idadista muitas vezes leva a um comportamento discriminatório e injusto que viola a dignidade e os direitos fundamentais. Devido ao processo de envelhecimento da população, em todo o mundo, o idadismo afeta cada vez mais pessoas. É o tipo de discriminação que todos sofremos em algum momento das nossas vidas.

 

392 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail