Artigos

Dia Internacional da Pessoa Idosa 2022

O tema deste ano é Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança” (OMS,2022).

A celebração de 2022 é uma oportunidade para realçar e recordar o importante papel que as pessoas idosas desempenham na resposta aos desafios globais e contribuir para soluções com resiliência e coragem.

O dia é também uma oportunidade para chamarmos a atenção sobre a importância de não deixar ninguém para trás, incluindo as pessoas mais velhas, no contexto da declaração de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para um Envelhecimento Saudável.

Ainda este dia, apela à ação e uma oportunidade para realçar as vozes das pessoas idosas e destacar a sua resiliência e contribuições para a sociedade, promovendo ao mesmo tempo diálogos políticos visando melhorar a proteção dos direitos humanos das pessoas idosas e reconhecer as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável.

 

OBJETIVOS 2022:

  • Destacar a resiliência das mulheres idosas face às desigualdades ambientais, sociais e económicas ao longo da vida.
  • Aumentar a consciencialização sobre a importância de uma melhor compilação de dados em todo o mundo, desagregada por idade e gênero.
  • Exortar os Estados membros, as entidades da ONU, a ONU Mulheres e a sociedade civil a incluir as mulheres idosas no centro de todas as políticas, garantindo a igualdade de género, conforme descrito no relatório do Secretário-Geral. 

 

640 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail