Artigos

Etarismo é uma espécie de bullying relacionada à idade, diz especialista

Ouvir notícia

Caloura em uma universidade de Bauru, no interior de São Paulo, a estudante de Biomedicina Patrícia Linares, de 44 anos, foi vítima de etarismo. Ela estava na sala de aula na quinta-feira (9) quando um grupo de colegas a chamou para alertá-la que havia um vídeo sobre ela circulando em grupos de WhatsApp.

No vídeo, uma das estudantes ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo na sequência, outra jovem responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira fazendo uma cara de deboche.

Em entrevista à CNN neste sábado (18), o advogado criminalista Leonardo Pantaleão comentou o caso.

“O bullying é o gênero do qual o etarismo é a espécie. Na medida em que você, por qualquer circunstância, acaba tirando um ‘sarro’, vamos dizer, de alguém por conta de determinada situação, você fica ali reforçando aqueles comentários. Isso você está diante de um bullying que pode ser de qualquer tipo de natureza, pode ser em razão de um problema físico, pode ser em razão de uma dificuldade intelectual, de uma aparência. O bullying é geral, agora quando falamos do etarismo, o etarismo é uma espécie de bullying porém especificamente relacionada à idade”, explicou.

https://youtu.be/8EtkNE4IxOw

323 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail