Artigos

FERNANDO ROCHA, POR FAVOR, DEIXE DE FAZER “PIADAS” IDADISTAS

Com todo o respeito pelo senhor Fernando Rocha, não podemos deixar de manifestar o nosso profundo lamento pelo tratamento dado às pessoas mais velhas, durante um espetáculo que realizou, na Feira de São Mateus, em Viseu. Um espetáculo que repetir-se em vários pontos do país.
Um exemplo de #idadismo que deve ser alvo de reprovação social.
As gargalhadas que ouvimos, no vídeo amador que nos foi enviado por uma espectadora incrédula, são um sinal claro da normalização desta forma de discriminação.
Não é aceitável ser #racista ou #sexista, como também não o pode ser fazer piadas idadistas, desrespeitadoras das pessoas mais velhas.
Temos que contestar e pugnar para que não se continue a normalizar a discriminação, os estereótipos e o estigma associados à idade.
Caro Fernando, tem o direito, inalienável, à sua liberdade e a fazer os espetáculos que bem entender.
Nós, que pugnamos por um Mundo Para Todas as Idades – #AWorld4AllAges – temos o dever cívico de denunciar comportamentos idadistas e inaceitáveis.
Apelamos para que, em futuros espetáculos, não contribua para fazer crescer a 3.ª forma de discriminação que mais vitima pessoas no mundo com consequências graves para a saúde mental e física das vítimas, prejudicando lhes, seriamente, a qualidade de vida.
Fica o nosso apelo, reflita e faça outro tipo de piadas. Acreditamos que terá talento suficiente para, sem ser idadista, fazer rir o público.
Veja um excerto da atuação do humorista Fernando Rocha, na Feira de São Mateus em Viseu:
957 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail