A Associação Stop Idadismo participou na conferência organizada pela BAGSO: “A voz das pessoas idosas nas Nações Unidas: Um Intercâmbio Internacional”.
José Carreira integrou, com Margaret Gillis, Canadian Coalition against Ageism, o painel “Examples of advocacy around ageism “.
NA conferência “A Voz das Pessoas Idosas nas Nações Unidas” pretendeu mostrar como a sociedade civil pode influenciar as discussões nas Nações Unidas e, inversamente, utilizar acordos internacionais para representar os interesses nacionais.
A conferência foi o evento de abertura da série “Uma sociedade civil comprometida como motor para uma sociedade amiga das pessoas idosas: um intercâmbio internacional” .
Os representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o quadro internacional e de trocar ideias com organizações não governamentais de países da região UNECE.
O evento terminou com um discurso poderoso de Dr. Heidrun Mollenkopf, Diretora da BAGSO que deu nota da urgência de abordar as questões relacionadas com o envelhecimento de pessoas refugiadas e migrantes.
José Carreira, Presidente da Associação Stop Idadismo, reforçou a ideia de o idadismo ser uma “questão global de direitos humanos” e afirmou também: “Todos nós somos idadistas em desconstrução. Se não nos consciencializarmos não conseguimos combater eficazmente o idadismo.”
BAGSO
Associação Federal de Organizações de Pessoas Idosas representa os interesses das gerações mais velhas na Alemanha. Defende um envelhecimento ativo, autodeterminado e tão saudável quanto possível com segurança. Promove uma imagem diferenciada da velhice que inclui as diversas oportunidades de uma vida mais longa, bem como momentos de vulnerabilidade e necessidade de cuidados.
A BAGSO reúne cerca de 120 clubes e associações da sociedade civil que são apoiados por pessoas idosas ou que estão comprometidos com as preocupações das pessoas idosas. A diversidade, competência e compromisso dos seus membros são a força da BAGSO.
Através das suas associações parceiras, está sempre perto dos desejos e necessidades das pessoas idosas.
A BAGSO defende na política, na sociedade e nos negócios condições estruturais que permitam uma vida boa e digna na velhice – na Alemanha, na Europa e no mundo.
Em áreas políticas importantes, a BAGSO coloca na agenda política temas que são relevantes para a qualidade de vida das pessoas idosas.
Em documentos de estratégicos e declarações, identifica requisitos para uma vida melhor na velhice e dá impulso à ação política nos níveis federal, estadual e local.
A BAGSO dirige-se diretamente às gerações mais velhas, que estão a tornar-se cada vez mais diversificadas e fornece contributos para moldar a fase da vida na velhice. A BAGSO é apartidária e não confessional.
Desde 2021, a presidente da BAGSO é a ex-sindicalista e política Dra. Regina Goerner.
Antes dela, o cargo foi ocupado de 2015 a 2021 pelo ex-vice-chanceler e política do SPD Franz Müntefering e de 2009 a 2015 pela gerontóloga e ex-ministra federal Prof. Úrsula Lehr.