Artigos

A ASSOCIAÇÃO STOPIDADISMO CELEBRA RECONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

A ASSOCIAÇÃO STOPIDADISMO CELEBRA UM GRANDE RECONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

“We’re happy to share that your case study,#STOPIDADISMO MOVEMENT, has been included in the progress report for publication.”

Foi com imensa alegria que recebemos a informação sobre a aprovação de nosso relatório que inclui as iniciativas da Associação Stop Idadismo para a concretização da Década das Nações Unidas para o Envelhecimento Saudável.

Este relatório global será lançado no próximo dia 22.11.23, em Genebra, na sede das Nações Unidas num evento híbrido. Todos podem fazer parte.

O conteúdo de nosso relatório será publicado e divulgado no dia 22.11.23 e incluirá, resumidamente, o lançamento do Movimento Stop Idadismo em abril de 2021, uma iniciativa global com o título #LetsTalkAboutAgeism e com o objetivo de reunir e partilhar testemunhos sobre discriminação etária. Posteriormente, em 15 de junho do mesmo ano, uma campanha marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoas Idosas, com o incentivo à criação e compartilhamento de cartazes e mensagens relacionadas.

As principais ações que incluímos no citado relatório foram:

  1. Co-fundação da Liga Ibero-Americana de Combate ao idadismo em parceria com o Centro Internacional de Longevidade do Brasil.
  2. Estabelecimento de parceria estratégica para a Cátedra Afaga-Atendo Edadismo na Universidade de Vigo, Espanha.
  3. Desenvolvimento e disseminação de ferramentas educacionais como o “Calendário 8 e 80“, “Glossário Coletivo para Combate ao Idadismo” e “Guia de Boas Práticas para Combate ao Idadismo”.
  4. Participação em eventos nacionais e internacionais, incluindo conferências, colóquios e seminários.
  5. Lançamento da Petição Internacional “Não à Discriminação por Idade“.
  6. Envolvimento ativo na Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos na Câmara dos Deputados do Brasil.
  7. Colaboração no movimento #VelhiceNaoEDoenca para evitar que a velhice seja classificada como uma doença pela OMS.
  8. Implementação do Plano de Ação Comunitária Liber(idade) em parceria com a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, Portugal.
  9. Realização de ações de conscientização: “Encontro de Gerações” na Academia Oeste.
  10. Abordagem da sexualidade feminina por meio de sessões teórico-práticas desenvolvidas pela APF-Açores.
  11. Facilitação da aprendizagem ao longo da vida por meio de atividades intergeracionais entre estudantes da Academia Oeste e da Escola Secundária Vitorino Nemésio naPraia da Vitória, com foco nas experiências universitárias de idosos.

Parabéns para Jose Carreira, Bruno Esteves, Ricardo Bordon, Alexandra Martins Menezes, todas e todos integrantes da Associação STOP IDADISMO – Mundo Para Todas as Idades e do respectivo Movimento espalhado em 11 países ibero-americanos, pelo grandioso trabalho para a ampliação de consciências e uma vida mais justa e harmoniosa sem #idadismo.Agradecemos todos e todas as pessoas, organizações públicas e privadas que fazem parte deste global e incansável Movimento StopIdadismo em prol do combate ao idadismo e por ambientes mais saudáveis e inclusivos.

Bem haja!

EVENTO HIBRIDO – INSCRIÇÃO – CLIQUE AQUI…

#stopidadismo #contraoetarismo #diversidadegeracional

 

SILVIA TRIBONI – Advogada, Repórter e Palestrante na área do Empreendedorismo 50+, Diversidade e Inclusão

437 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail