No dia 29 de maio, das 9H45 às 12H30, o Auditório da Quinta da Cruz, em Viseu, será palco da Conferência Internacional “Cuidar Sem Amarras: A Urgência de um Novo Modelo de Cuidados”. Um convite a toda a comunidade para refletir e desenhar novos rumos no cuidado em Portugal. A Conferência contará com os contributos de três reputados especialistas:
- Ana Urrutia – Médica Geriatra – presidente da FUNDACIÓN CUIDADOS DIGNOS
COMUNICAÇÃO: “Libera-Care, Modelo de Atención Centrado en la Persona Sin Sujeciones: Del éxito en España a Portugal.”
- André Rodrigues – Médico – Associação dos Médicos das Pessoas Idosas institucionalizadas
COMUNICAÇÃO: “Contenção Física em Idosos – Qual a realidade das ERPI em Portugal?”
- Joana Aroso – Advogada, sócia na JPAB – José Pedro Aguiar Branco Advogados
COMUNICAÇÃO: “A contenção de idosos à luz da Dignidade da Pessoa: algumas reflexões”
A sessão de abertura contará com a presença da senhora vereadora da Ação Social de Viseu, Leonor Barata, e do Presidente das Obras Sociais Viseu, José Carreira.
Segundo José Carreira, “Portugal tem que despertar para a urgência de um novo modelo de cuidados, de modo a garantir a dignidade e o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas cuidadas, nos mais diversos contextos, familiares ou institucionais. Não se trata de apontar o dedo, mas, isso sim, de sensibilizar, capacitar, formar, dar ferramentas e revolucionar os cuidados prestados às pessoas idosas. Na verdade, fiquei «agarrado» a este tema quando li o livro da Doutora Ana Urrutia: «Cuidar: Una revolución en el cuidado de las personas». Tenho muita esperança de que esta conferência seja o primeiro passo para que possamos mudar de paradigma e de modelo. O Modelo vigente está esgotado!”
A médica geriatra e presidente da Fundação Cares Dignos, Ana Urrutia Beaskoa, recebeu o Prémio Arcano Empreendedor Social por ter revolucionado o cuidado à pessoa idosa, ao promover a erradicação do uso de contenções físicas e químicas, “Gostaria que este encontro fosse o início, em Portugal, de uma mudança no modelo de cuidados para cuidados centrados na pessoa, em que as pessoas não sejam contidas com cintos ou fármacos.”