Artigos

VISEU PROMOVE DEBATE SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM NOVO MODELO DE CUIDADOS

No dia 29 de maio, das 9H45 às 12H30, o Auditório da Quinta da Cruz, em Viseu, será palco da Conferência Internacional “Cuidar Sem Amarras: A Urgência de um Novo Modelo de Cuidados”. Um convite a toda a comunidade para refletir e desenhar novos rumos no cuidado em Portugal. A Conferência contará com os contributos de três reputados especialistas:

  • Ana Urrutia – Médica Geriatra – presidente da FUNDACIÓN CUIDADOS DIGNOS

COMUNICAÇÃO: “Libera-Care, Modelo de Atención Centrado en la Persona Sin Sujeciones: Del éxito en España a Portugal.”

  • André Rodrigues – Médico – Associação dos Médicos das Pessoas Idosas institucionalizadas

COMUNICAÇÃO: “Contenção Física em Idosos – Qual a realidade das ERPI em Portugal?”

  • Joana Aroso – Advogada, sócia na JPAB – José Pedro Aguiar Branco Advogados

COMUNICAÇÃO: “A contenção de idosos à luz da Dignidade da Pessoa: algumas reflexões”

A sessão de abertura contará com a presença da senhora vereadora da Ação Social de Viseu, Leonor Barata, e do Presidente das Obras Sociais Viseu, José Carreira.

Segundo José Carreira, “Portugal tem que despertar para a urgência de um novo modelo de cuidados, de modo a garantir a dignidade e o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas cuidadas, nos mais diversos contextos, familiares ou institucionais. Não se trata de apontar o dedo, mas, isso sim, de sensibilizar, capacitar, formar, dar ferramentas e revolucionar os cuidados prestados às pessoas idosas. Na verdade, fiquei «agarrado» a este tema quando li o livro da Doutora Ana Urrutia: «Cuidar: Una revolución en el cuidado de las personas». Tenho muita esperança de que esta conferência seja o primeiro passo para que possamos mudar de paradigma e de modelo. O Modelo vigente está esgotado!”

A médica geriatra e presidente da Fundação Cares Dignos, Ana Urrutia Beaskoa, recebeu o Prémio Arcano Empreendedor Social por ter revolucionado o cuidado à pessoa idosa, ao promover a erradicação do uso de contenções físicas e químicas, “Gostaria que este encontro fosse o início, em Portugal, de uma mudança no modelo de cuidados para cuidados centrados na pessoa, em que as pessoas não sejam contidas com cintos ou fármacos.”

74 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail