AS OBRAS SOCIAIS VISEU, EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO STOP IDADISMO, LEVARAM ÀS ESCOLAS DO 1.º CICLO DO AGRUPAMENTO INFANTE D. HENRIQUE A TEMÁTICA DO 𝙄𝘿𝘼𝘿𝙄𝙎𝙈𝙊. A INICIATIVA “𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗧𝗢𝗗𝗔𝗦 𝗔𝗦 𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘𝗦 – 𝗩𝗘𝗡𝗖𝗘𝗡𝗗𝗢 𝗢 𝗜𝗗𝗔𝗗𝗜𝗦𝗠𝗢” DECORREU NO ÂMBITO DAS AEC’S, DINAMIZADAS PELAS OBRAS SOCIAIS VISEU.
Este projeto evidencia a importância de introduzir o tema do idadismo nas escolas para promover a compreensão e a sensibilidade em relação às questões de idade desde cedo. Ao abordar o idadismo no ambiente escolar, podemos ajudar os/as alunos/as a reconhecerem e combaterem atitudes discriminatórias baseadas na idade, promovendo assim um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todas as idades.
Ao sensibilizar para as questões relacionadas com o idadismo nas escolas, estas podem ajudar os/as alunos/as a desenvolverem habilidades essenciais como a empatia, o respeito mútuo e o pensamento crítico. Assim, não só beneficia o ambiente escolar, mas também prepara os/as alunos/as para serem cidadãos/ās conscientes e inclusivos/as na sociedade.
Integrar o tema do idadismo nas escolas oferece uma oportunidade única para os/as alunos/as refletirem sobre as suas próprias atitudes em relação à idade e para explorarem como o idadismo pode afetar diferentes grupos etários. Isso pode ser feito através de atividades de enriquecimento curricular possibilitando discussões em sala de aula e projetos interdisciplinares.
Segundo José Carreira, dirigente das Obras Sociais Viseu e da Associação Stop Idadismo, “Importa lembrar que o idadismo começa na infância e é reforçado com o tempo. Desde a mais tenra idade, as crianças captam mensagens subentendidas, emitidas pelas pessoas de seu círculo sobre os estereótipos e preconceitos da sua cultura, mensagens essas que são assimiladas em pouco tempo. Depois esses estereótipos orientam os seus sentimentos e comportamentos em relação a pessoas de diferentes idades e a si próprias.”
Vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, em termos de idade, e é essencial que os/as alunos/as estejam preparados/as para interagir e colaborar com pessoas de todas as idades. Ao fornecer uma educação sobre o idadismo, as escolas estão a capacitar os/as alunos/as para serem agentes de mudança e contribuírem para a construção de um mundo mais justo e inclusivo para todos/as.
“O Manifesto da Associação Stop Idadismo, alinhado com as três estratégias que melhor funcionam para reduzir o Idadismo – políticas públicas e legislação, atividades educativas e intervenções intergeracionais – no que concerne, por exemplo, à educação, defende a integração da perspetiva da Igualdade Entre Todas as Idades nos currículos escolares, nas práticas pedagógicas, individuais e coletivas, de docentes. Nós, em Viseu, tal como acontece nos Açores – Com a Casa do Povo de Santa Bárbara e o Governo Regional dos Açores – decidimos arregaçar as mangas e levar informação às nossas crianças, numa experiência que nos encheu as medidas. Foi de tal forma enriquecedor, aprendemos imenso com as crianças, que já estamos a trabalhar na criação de condições para que ele possa ser disseminado.”
O projeto “Amigos de Todas as Idades: Vencendo o Idadismo” visou sensibilizar as crianças para a existência do Idadismo na sociedade; promover a compreensão da importância de respeitar pessoas de todas as idades; capacitar as crianças para reconhecerem e combaterem o Idadismo no seu ambiente escolar, familiar e comunitário. Fomos capazes de, em conjunto com todas as crianças, identificar exemplos de idadismo em situações do dia a dia; explorar como o idadismo pode afetar pessoas de diferentes idades; desenvolver a empatia e a compreensão em relação às experiências de pessoas de todas as idades.
O nosso propósito em cada escola foi sempre encorajar as crianças a serem defensoras da igualdade e a desafiarem estereótipos baseados na idade. Este é um tema que desmistificamos diariamente em todas as respostas sociais na nossa instituição e uma bandeira que erguemos em prol de uma sociedade onde possa existir uma verdadeira harmonia intergeracional.