Artigos

Relatório mundial sobre o idadismo

A idade é uma das primeiras características que observamos em outras pessoas. O idadismo surge quando a idade é usada para categorizar e dividir as pessoas por atributos que causam danos, desvantagens ou injustiças, e minam a solidariedade intergeracional. O idadismo prejudica a nossa saúde e o bem-estar e constitui um grande obstáculo à formulação de políticas e ações eficazes em envelhecimento saudável, como foi reconhecido pelos Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Estratégia Global e No Plano de Ação sobre Envelhecimento e Saúde, e na Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030).

Em resposta, a OMS foi convidada a lançar com seus parceiros uma campanha global de combate ao idadismo, que inclui este relatório. Este relatório, elaborado pela OMS, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas e pelo Fundo de População das Nações Unidas, destina-se a formuladores de políticas, profissionais, pesquisadores, agências de desenvolvimento e membros do setor privado e da sociedade civil. Após definir a natureza do idadismo, resumimos as melhores evidências sobre a escala, os efeitos e os determinantes do idadismo, e as estratégias mais eficazes para reduzi-lo. O relatório conclui com três recomendações para a ação baseadas em evidências para criar um mundo para todas as idades.

Versão oficial em português da obra original em Inglês: Global report on ageism. ISBN 978-92-4-001686-6.

Link para o documento original da WHO
Cita
Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde; 2022. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275724453.
FONTE: https://iris.paho.org/
128 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail