Artigos

IDADISMO: UMA CÁTEDRA NASCIDA PARA DESAPARECER

O plano da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 considera que “Lutar contra estereótipos negativos, preconceitos e discriminação contra pessoas com base na sua idade, conhecida como IDADISMO, deve ser parte integrante de todas as áreas de atuação”.  De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Idadismo (2021), “O idadismo prejudica a saúde e a dignidade individuais, bem como as economias e sociedades em geral. O idadismo nega às pessoas os seus direitos humanos e a capacidade de atingirem todo o seu potencial.No dia 13 de setembro de 2022 foi criada, em Vigo, a Cátedra de Idadismo: nascida para desaparecer.

Vânia de la Fuente-Núñez (responsável pela Campanha Mundial Contra o Idadismo)

Tive o privilégio de fazer parte desta iniciativa inovadora que teve como promotores a Universidade de Vigo, a ATENGO e a Asociación de Familiares de Enfermos de Alzhéimer e outras Demencias de Galicia (AFAGA ALZHEIMER). As Obras Sociais de Viseu e a Associação Stop Idadismo são, tal como a HelpAge España e a Televisión de Galicia parceiros de referência.

Luis Barros Rios (ATENGO)

Em linha com as propostas, plasmadas no Relatório Mundial das Nações Unidas, sobre Idadismo, os nossos parceiros da Galiza, apostam forte na educação, na comunicação e na informação para tornar possível um Mundo Para Todas As Idades (#AWorld4AllAges). Podermos partilhar este desafio, com pessoas como a Vânia de la Fuente-Núñez (responsável pela Campanha Mundial Contra o Idadismo); Juan Carlos Rodriguéz (AFAGA) e Luis Barros Rios (ATENGO), energiza-nos e responsabiliza-nos.

Juan Carlos Rodriguéz (AFAGA)

Nós, nas Obras Sociais de Viseu e na Associação STOP IDADISMO, não damos tréguas ao Idadismo.  Estamos a trabalhar, todos os dias, para reforçar as nossas ações, orientadas pelas três estratégias mais eficazes para o reduzir:  legislação e políticas; atividades educativas e intervenções intergeracionais.

O movimento ibero-americano – Stop Idadismo | Stop Edadismo – conquista novos aliados e cresce todos os dias, sinal de que aumenta a consciência para esta chaga social que prejudica a qualidade de vida de tantas mulheres e homens, apenas porque vivem e envelhecem.

Mas, ainda somos poucos para operar a mudança que se impõem.

Junte-se a nós, juntos podemos fazer muito.

 

134 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail