Artigos

PARENTALIDADE E ETARISMO – Pedro Pittella

 

 

ETARISMO 

Chegar à terceira idade com saúde e disposição é um privilégio, mas é comum que quem tenha mais de 50 anos já comece a sentir discriminação por estar envelhecendo. Ouvir frases como: “Você está velho demais para isso!”, “Lugar de velho é em casa” ou “Está ficando gagá” começa a fazer parte do cotidiano de muitos idosos. Essa discriminação passou a ser chamada de etarismo —mas também é chamada de idadismo ou ageísmo— e é bastante comum: de acordo com um relatório elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias que pioram a saúde física e mental dos idosos.

PARENTALIDADE 

O conceito parentalidade vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelos adultos de referência da criança no seu papel de assegurar a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento pleno. A palavra “parentalidade” é uma derivação do termo original em inglês “parenting”. Os adultos de referência de uma criança são aqueles que convivem com ela no dia-a-dia e estabelecem os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. São responsáveis por cuidar, estimular, educar, amar, impor limites, fortalecer a autonomia e preparar a criança para os desafios e oportunidades da vida presente e adulta.

Quem é Pedro Pitella?

Profissional com 20 anos de experiência em áreas de negócio e 17 anos de responsabilidades crescentes em RH. Atuação em parceria com CEOs e times executivos sênior para criação e execução de estratégias organizacionais e de gestão de pessoas. Histórico diversificado em desenvolvimento de liderança, gestão de talentos, coaching de líderes, eficácia de equipes, desenho organizacional, mudança de cultura, construção de proposta de valor para colaboradores e políticas de remuneração e benefícios. Morou e trabalhou no Brasil, México e Porto Rico com intensa exposição internacional, além de ter atuado em renomadas empresas americanas e europeias, nas áreas de varejo, serviços financeiros, FMGC, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. Experiência abrangente em parcerias de negócios de RH com conhecimento generalista, incluindo implantação de programas para eficiência de custos, alocação de recursos e reestruturação organizacional; liderança de programa de transformação cultural com foco em crescimento dos negócios. Diversos reconhecimentos conquistados, como Top Employer (2017-2021), LinkedIn Top Company (2018 e 2021) e Melhores Empresas para Trabalhar – Revista Você SA (2017 e 2018).

274 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail